O que é um Destination Wedding? Um Guia Completo para a Celebração dos Sonhos
Compartilhe
O que é um Destination Wedding? Um Guia Completo para a Celebração dos Sonhos
Já repararam que nos últimos tempos, um dos estilos de casamento mais procurado pelos noivos é o Destination Wedding?
O casamento é um dos momentos mais importantes da vida de um casal, e o Destination oferece uma abordagem única e emocionante para essa celebração especial. Se você está se perguntando o que é exatamente um destination wedding, como organizá-lo e o que fazer para ter o Seu Destination Wedding, fica com a gente que ao final deste post você estará pronta para pegar o seu vestido, colocar na mala e ir ao seu destino!
O que você verá nesse post:
1- Entendendo sobre o Destination Wedding
2- Fotografia de Destination Wedding
3- Benefícios do Destination Wedding
4- Como organizar um Destination
5- Welcome Bags para Destination Weddings
1- Entendendo o Destination Wedding
Um destination wedding, traduzido literalmente como "casamento no destino", é uma cerimônia realizada em um local diferente do local de residência dos noivos. Essa tendência transforma o casamento em uma experiência de viagem, combinando a celebração com o destino da lua de mel, por exemplo!
O leque de possibilidades é enorme! Você pode optar por um casamento na praia, no campo, em fazendas históricas, castelos, hotéis, resorts, restaurantes charmosos, encima de um cânion, em uma vinícola, no deserto. São muitas opções. Aqui é a principal chance de o casal sair fora da caixa e pensar em um destino que converse com a história e a personalidade deles.
Além disso, há a possibilidade do casamento durar dias, e não horas, como no casamento clássico! O destination wedding se inicia com a viagem de ida ao destino e termina com a viagem de volta!
2- Fotografia de Destination Wedding, o que muda?
A fotografia voltada aos Destination Weddings tem algumas diferenças em relação a fotografia clássica dos casamentos. Mas segue-se sempre um princípio básico que é indispensável quando você vai contratar o seu fotógrafo: a conexão.
A conexão criada entre os noivos e o fotógrafo, entendendo sobre a história dos noivos e o que importa para eles é sempre o que vai garantir boas fotografias. Além disso, fotografar um Destination sempre significa uma responsabilidade imensa. Os noivos quase sempre vão ficar entre duas opções: um fotógrafo local e um fotógrafo que eles sempre sonharam. Aqui, vale o conselho: conexão. Visualizar não só o fotógrafo, mas a pessoa que os noivos querem que viva essa experiência ao lado deles é o melhor caminho. Não há nada mais desconfortável do que o fotógrafo dar alguma ideia ou orientação e os noivos, por não se identificarem, não se sentirem bem em fazer o que o fotógrafo sugere.
Além disso, uma experiência completa de fotografia no Destination Wedding pede que se conte toda a história, desde a viagem inicial até a viagem final dos noivos. Trazendo consigo aspectos documentais, editoriais, e um olhar sensível para que se consiga captar com leveza, amor e conexão a história de amor dos noivos.
3- Benefícios de um Destination Wedding
- É uma experiência única e memorável tanto para os noivos quanto para os convidados;
- Possibilidade de realizar um mini wedding, ideal para casais que buscam uma celebração mais intimista;
- Opção de escolher entre uma variedade de destinos, desde praias paradisíacas até cidades históricas;
- O casamento pode durar vários dias, e ser a experiência mais incrível das suas vidas;
- Você viverá essa experiência de forma intimista, ao lado de quem você ama;
- O local ficará marcado na história de vocês, sendo possível revisitá-lo com seus filhos e reviver aquelas memórias.
- Atividades extras: num destination wedding os noivos têm que organizar algumas atividades para os convidados, como refeições juntos e atividades de lazer, capazes de ampliar os momentos de união entre as famílias e os amigos.
4- Como Organizar um Destination Wedding: Passo a Passo
- Número de Convidados: Sabemos que a primeira alteração que o Destination Wedding sofre em relação ao casamento normal é o número de convidados. Nesta modalidade, os noivos sempre optam por uma lista mais selecionada e íntima, resultando em um número de convidados menor.
- Defina um ponto de partida: Converse com seu parceiro(a) sobre datas, locais e orçamentos. Considere opções como resorts ou hotéis que oferecem pacotes completos para destination weddings.
- Orçamentos: O custo, evidentemente, faz parte do processo de decisão e também vai impactar os convidados. Dependendo da escolha, o valor de um casamento clássico para 200 convidados é o mesmo de um destination wedding para 30 ou 40 pessoas. A real difereça estará na experiência que os noivos irão viver e proporcionar a todos. Algo realmente único e exclusivo.
Os noivos terão que pensar em diversas etapas do processo, como nos hotéis, voos e até mesmo nas visitas que farão ao destino durante a organização. Caso o Destination seja em outro país, há itens que custam mais caro que em outros. Por isso é importante conversar com profissionais, fazer orçamentos e verificar valores para passagens, hospedagem, translado, transporte, alimentação, passeios que gostariam de fazer com os seus convidados, até mesmo conhecendo lugares históricos no destino escolhido.
Além do custo do casamento em si, é preciso incluir no budget o custo por convidado. É uma questão muito pessoal, que varia de casal para casal de acordo com as condições dos convidados - e também dos noivos- e a acaba sendo uma das maiores dúvidas sobre o destination wedding. Na verdade, não existe uma regra e sim algumas opções:
Os noivos arcam com os gastos gerais do casamento: nessa opção, os noivos arcam com o translado e a hospedagem dos convidados. Um fator que pode ajudar na decisão é quando os noivos conseguem formar um pacote no hotel, assim englobam em um único custo o casamento e a hospedagem para um determinado número de convidados.
Os convidados pagam translado e hospedagem: quando os noivos enviam o Save the date antecipado, os convidados podem se programar com antecedência e pesquisar os melhores preços para passagens aéreas e hospedagens. Quando muitos convidados se hospedam no mesmo hotel a chance de conseguir um desconto é maior, além de facilitar o deslocamento para o casamento.
- Faça visitas técnicas: Agende visitas aos locais escolhidos para avaliar a infraestrutura e confirmar se atendem às suas expectativas. Verifique também as condições climáticas, eventos locais, profissionais que podem lhe atender como decoradores, cake artist, doceiros, celebrantes, drinks. Aproveite para conhecer o local e os fornecedores previamente em sua viagem.
- Verifique a burocracia: Certifique-se de entender todos os requisitos de viagem e documentação necessários para vocês e para os convidados. Ser pego de surpresa no aeroporto não é uma opção quando você está de casamento marcado e com horários a cumprir para ter a experiência que você deseja. Planejamento é tudo!
- Contrate uma assessoria: Considere contratar um profissional especializado em destination weddings para ajudar na organização. A Assessora, juntamente com o fotógrafo, são os profissionais que passam mais tempo ao lado dos noivos e dos convidados, então escolha profissionais com que você tenha conexão e confiança. Eles serão o seu maior guia durante toda sua experiência.
- Informe os convidados: Crie uma cartilha com informações detalhadas sobre a viagem e programação completa para os dias antes e depois da cerimônia, incluindo atividades como beach days, pré-wedding e after parties. Certifique-se de incluir orientações sobre viagem, hospedagem e documentação necessária. Se possível também envie um "Save the Date" para os convidados.
5- Welcome Bags para Destination Weddings
As Welcome Bags, ou sacolas de boas vindas, são um presentinho carinhoso dos noivos para seus convidados. Elas normalmente já estão no quarto na hora em que o convidado faz o check-in no hotel.
Mas o que colocar dentro dessas famosas sacolinhas? Ideias é o que não falta! Coisas que podem estar dentro delas: mapa, protetor solar, guloseimas locais, aquela cartilha que mencionamos acima, com programação e tudo incluso nela e um recado escrito à mão pelos noivos também dá um toque especial.
Para casamentos na praia ou campo, também pode ser incluído protetor de salto, repelente, leque, pashiminas, rasteirinhas, chapéu, óculos, etc.
Um destination wedding é uma maneira emocionante e única de celebrar o amor e o compromisso de um casal. Com planejamento cuidadoso e atenção aos detalhes, é possível criar uma experiência inesquecível para você, seu parceiro e seus convidados. Então, por que não transformar seu casamento em uma aventura memorável?
Agora que você já sabe tudo sobre Destination Wedding, está na hora de fechar o fotógrafo ideal para realizar o seu casamento!